Exames

TONOMETRIA “NON CONTACT”

O QUE É?

Conhecido também como tonometria pneumática. É um exame realizado através de um sopro de ar, não havendo, portanto, contato com o instrumento e nem a necessidade de uso de colírios. É utilizado para medir a pressão intraocular.

PARA QUE SERVE?

A tonometria a ar é realizada por meio da propulsão de um jato de ar contra o globo ocular , o qual após encontrar a superfície do olho é recaptado e a pressão ocular é automaticamente fornecida. Aqui também o paciente deve repousar o queixo e a testa em suportes próprios do aparelho oftalmológico.

COMO É FEITO?

O exame de pressão ocular serve para determinar a média de pressão intraocular do paciente. Ele é feito por meio de um equipamento chamado Tonômetro de Aplanação ou Pneumático, sendo um procedimento simples, indolor e que não necessita dilatar a pupila.

PREPARO

No preparo para a tonometria não será necessário dilatar a pupila, por isso você não precisa levar acompanhante e, poderá dirigir após o exame. No dia do exame o paciente será orientado a retirar as lentes de contato, caso faça uso.