Catarata

A catarata é a opacificação da lente natural dos olhos, chamada de cristalino.

O QUE É A CATARATA?

A catarata é a opacificação da lente natural dos olhos, chamada de cristalino. Progressiva, a doença é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

As imagens atravessam à córnea, chegam até a retina e, daí, são enviadas ao cérebro. No caminho entre a córnea e a retina, a luz passa pelo cristalino, que é responsável pelo foco das imagens.

O cristalino saudável é transparente e flexível. Mas quando se tem catarata, ele se torna opaco e atrapalha a entrada da luz, distorcendo a visão, pois ele tem a função de ajudar a córnea a fazer o foco em tudo o que vemos. Essa mudança ocorre muito lentamente. Por isso, muitos não sabem que têm a doença.

De uma forma geral, todos nós teremos catarata um dia na vida, já que é um processo natural de envelhecimento do cristalino. Mas alguns grupos de pessoas, como os míopes, os pacientes diabéticos e os que foram submetidos a cirurgias intraoculares prévias, têm um risco maior de desenvolvimento precoce da catarata.

QUAIS OS SINTOMAS DA CATARATA?

Sua visão está opaca e sem brilho? As cores parecem misturadas? A visão noturna e a leitura estão difíceis? Seus óculos precisam ser trocados constantemente por causa de alterações no grau? Essa dificuldade visual pode ser o embaçamento da lente natural do olho, sintoma inicial de uma doença chamada catarata.

As causas mais comuns são envelhecimento, trauma, remédios (corticóides), inflamações crônicas dos olhos e algumas outras doenças, como diabetes. Mais raros são os casos congênitos, geralmente relacionados a infecções durante a gestação, como a rubéola.

Como é feito

CATARATA TEM TRATAMENTO?

Sim. O único tratamento para a catarata é a substituição do cristalino por uma lente artificial e transparente (lente intraocular), através de uma cirurgia chamada facoemulsificação.

A retirada da catarata e o implante destas lentes devolvem a nitidez das imagens e permitem que o paciente volte a executar suas atividades cotidianas, como ler, trabalhar, dirigir, assistir televisão, sem dificuldades.

Atualmente as lentes intraoculares são flexíveis, característica que facilita o implante das mesmas nos olhos dos pacientes através de uma incisão menor, sem a necessidade de suturas / pontos.

Nossos diferenciais

facebook
Instagram