Exames

Os exames têm um papel muito importante dentro da medicina preventiva, pois eles que auxiliam no diagnóstico e no tratamento de várias patologias. No Hospital de Olhos INOB realizamos os exames oftalmológicos necessários ao diagnóstico preciso para a saúde da visão de nossos pacientes.

Temos um corpo técnico altamente especializado e investimos continuamente em equipamentos de ponta que garantem alta qualidade, segurança e exatidão nos resultados.

  • Acuidade Visual a laser
    Permite a avaliação do potencial da visão central no pré-operatório de cirurgias de catarata, estimando a acuidade visual que será atingida após a cirurgia. É um exame indolor em que, na maioria das vezes, realiza-se a dilatação da pupila. O procedimento ocorre da seguinte forma: o examinador acende um letreiro luminoso, onde aparecem letras ou números que o paciente deve ler. Integra a fase de diagnóstico, pois avalia previamente a probabilidade de benefício de um procedimento cirúrgico adequado ao caso em estudo.
  • Angiofluoresceinografia
    Exame angiográfico onde é utilizado contraste a base fluoresceína sódica que permite melhor avaliação de problemas vasculares, degenerativos, inflamatórios ou tumorais da retina e do nervo óptico. Trata-se de um exame preto e branco seqüencial.
  • Campimetria
    A campimetria é um exame ocular que estuda a percepção visual central e periférica. Gerenciado por programa de computador, esse exame capta a sensibilidade das áreas visuais de cada olho, permitindo analisar se há alterações no campo de visão. O campímetro computadorizado informa detalhadamente as falha da visão, o que leva a um diagnóstico preciso do problema.
  • Ceratoscopia
    A ceratoscopia computadorizada ou topografia de córnea é o exame que permite o estudo completo das distorções da córnea. É por meio desse exame que se faz a análise qualitativa e quantitativa do astigmatismo. Além disso, é essencial para a adaptação de lentes de contato, para os candidatos a cirurgia refrativa, para o planejamento da cirurgia de catarata e para o diagnóstico de diversas patologias, como o ceratocone por exemplo.
  • Curva tensional diária
    Este exame consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia, pois sabe-se que a pressão intraocular sofre oscilações no decorrer do dia por causa de fatores como a luminosidade, entre outros. É o exame indicado, por exemplo, no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.
  • Ecobiometria
    É o exame que mede o comprimento axial do globo ocular e as diversas estruturas do olho por meio do ultrassom. Este exame é fundamental para quem vai operar de catarata, pois é por meio dele que o oftalmologista consegue determinar o grau exato da lente intraocular que será implantada no olho.
  • Fundoscopia
    Consiste em examinar as artérias, veias e nervos da retina através dos meios transparentes do olho (salvo em caso de patologias) que se interpõem entre o médico e a retina. Além de propiciar umdiagnóstico local, o exame da retina permite avaliar alguns aspectos da saúde do indivíduo de uma maneira geral, concentrando-se especialmente no nervo óptico, nos vasos retinianos e na sua região central, denominada mácula. A fundoscopia é a melhor forma de analisar o estado dos vasos sanguíneos sem utilizar um método invasivo.
  • Gonioscopia
    É o exame indispensável no diagnóstico e no tratamento do glaucoma. Por meio deste exame é possível verificar o ângulo da câmara anterior do olho, onde estão a íris e a córnea. É feito por meio de um aparelho chamado lâmpada de fenda e também auxilia no diagnóstico de tumores na íris e outras anormalidades que possam existir.
  • Mapeamento de retina
    É o exame detalhado do fundo de olho que dá ao oftalmologista uma visão tridimensional das estruturas, podendo avaliar com maior precisão a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. É indicado na avaliação de todos os casos de problemas retinianos e do nervo óptico; na análise pré operatória das cirurgias de catarata e refrativas; e na avaliação de portadores de doenças sistêmicas como hipertensão, diabetes, infecções e carcinomas.
  • Microscopia especular de córnea
    É o exame que fotografa as células mais internas da córnea, para uma análise quantitativa e qualitativa das células endoteliais. É indicado para o diagnóstico de problemas na córnea, bem como no pré-operatório para as cirurgias de catarata, de glaucoma e de transplante de córnea.
  • Orbscan
    É um exame que proporciona, simultaneamente, a possibilidade de análise de todas as camadas da córnea para avaliação de curvatura, medida de diâmetro, elevações e espessura corneana. O exame também faz a avaliação da profundidade da câmara anterior.
  • Paquimetria
    Exame que mede a espessura da córnea. Mudanças na espessura podem estar relacionadas a alterações na curvatura da córnea, razão pela qual este exame é indicado aos candidatos à cirurgia refrativa. Também é indicado para os casos de suspeita de glaucoma.
  • Retinografia
    É o exame usado para fotografar (com cores), as áreas do fundo do olho como a retina e o nervo óptico. É indicado para o diagnóstico e o acompanhamento das doenças vítreoretinianas, do glaucoma e das doenças do nervo óptico. No HOG oferecemos dois tipos de retinografia, a simples, que é a documentação fotográfica das estruturas do fundo do olho; e a estereofoto de papila, que é a imagem tridimensional do nervo óptico.
  • Tomografia de coerência óptica (OCT) spectral 3D
    É o exame que permite a realização de cortes transversais da retina, gerando imagens tomográficas de alta resolução e reprodutibilidade; é um exame de imagem minucioso e detalhado que complementa a fundoscopia e a angiografia contrastada.
  • Teste de lentes de contato
    São as provas feitas para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente. Durante este exame também são passadas as instruções sobre o correto manuseio das lentes, o que facilita a adaptação. A avaliação das lentes é feita com um aparelho chamado lâmpada de fenda.
  • Tonometria de Aplanação
    Exame que faz a medida da pressão intra-ocular, fundamental para o diagnóstico de glaucoma. É realizado em todos os pacientes como exame preventivo.
  • Ultrassonografia
    Exame utilizado para o estudo anatômico da camada posterior ocular (retina, coróide e nervo óptico). Este exame auxilia no diagnóstico de diversas doenças, tais como catarata e tumores. Também é indicado nos casos de hemorragia intraocular, descolamento de retina e descolamento de vítreo.


javaversion1
Warning: passthru() [function.passthru]: Cannot execute a blank command in /home/storage/5/9a/6a/inob/public_html/wp-content/themes/inob/footer.php on line 3