Notícias

NOTÍCIAS

Saúde visual e os cuidados no inverno.

FOTO 3

Hábito pouco realizado pelos brasileiros é consultar regularmente o oftalmologista ou o hábito de cuidar da saúde ocular, apesar da visão ser um sentido primordial para nossas atividades diárias. Uma pesquisa realizada pelo Ibope no país, com aproximadamente duas mil pessoas, mostra que um terço da população acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista.

Porém, na estação mais fria do ano, não podemos nos descuidar! As baixas temperaturas, aliadas à poluição e ao tempo seco em algumas cidades, como Brasília, podem causar de ressecamento em diferentes graus até conjuntivite alérgica, que pode evoluir para outros tipos, como a viral ou a bacteriana. Além dos altos índices de radiação ultravioleta, o clima mais seco e os maiores índices de poluição típicos do inverno contribuem também para o ressecamento dos olhos, que pode resultar na síndrome dos olhos secos – quando os olhos ficam irritados e vermelhos, com sintomas de ardor, coceira, lacrimejando ou dor.

No período do inverno, alguns cuidados podem e devem ser tomados para que problemas oculares sejam minimizados. Seguem algumas dicas:

FOTO 2

 

 

 

 

 

 

 

Evite locais fechados e mantenha sempre as janelas abertas para ventilar;

Hidrate os olhos secos com colírios ou as chamadas lágrimas artificiais e lubrificantes oculares;

Utilize colírios com indicação médica, porque eles não são tão inofensivos como parecem. Alguns produtos têm substâncias que produzem efeitos colaterais, como: aumento da pressão e diminuição da proteção bacteriana dos olhos, facilitando o desenvolvimento de conjuntivites;

As chamadas lágrimas artificiais e lubrificantes oculares também são uma opção, mas é preciso que o oftalmologista prescreva a melhor medicação, já que existem diferentes tipos e estes devem ser adaptados de acordo com o ressecamento;

Lave sempre as mãos;

Evite coçar os olhos para evitar uma contaminação ou lesão ocular;

Utilize óculos escuros, mesmo em dias nublados. Até nos dias sem sol e mais frios há incidência dos raios ultravioletas e devemos proteger os olhos da radiação solar;

Quem usa lentes de contato deve ter o cuidado redobrado. O ressecamento das lentes é comum e pode contribuir para uma infecção ou outro problema.

Quem usa óculos deve mantê-los sempre limpos.

Consulte um oftalmologista regularmente, com pelo menos uma visita anual. Quem já usa óculos, deve fazer a aferição de grau também uma vez por ano. E em caso tenha algum problema mais grave, como glaucoma, a visita pode ser mais frequente, pelo menos uma vez a cada seis meses.

O Hospital de Olhos INOB realiza os exames oftalmológicos necessários ao diagnóstico preciso para a saúde da visão dos nossos pacientes. Confira nossos serviços e marque uma consulta.

| Fontes:: Bolsa de Mulher || Conselho Brasileiro de Oftalmologia || Saúde Visual |

javaversion1
Warning: passthru() [function.passthru]: Cannot execute a blank command in /home/storage/5/9a/6a/inob/public_html/wp-content/themes/inob/footer.php on line 3